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Keep It Simple Stupid

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Como ser Mindfull

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Vivemos num mundo tão agitado e tão rico em estímulos que, por vezes, torna-se dificil desligarmo-nos das nossas tarefas, dos nossos problemas e preocupações, do nosso trabalho, dos nossos filhos, dos nossos desejos que ficaram por realizar. Por vezes temos dificuldade em adormecer e vivemos em estado de stress que se reflete negativamente no corpo e nas nossas emoções e pensamentos sem nos darmos conta. Por vezes, damos por nós em modo de "piloto automático". Quem nunca? 

 

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 O que é ser Mindfull?

«Mindfulness é uma qualidade de consciência que resulta de se dar intencionalmente atenção, neste momento e sem julgamentos, às coisas como elas são. Sobretudo aos aspetos que mais afetam a nossa experiência da vida: o corpo, o que sentimos, o que pensamos e como apreendemos tudo». O mindfull ensina que aquilo que somos e aquilo que pensamos são coisas distintas.

 

Como ser Mindfull?

#Ao acordar, antes de te levantares, faz 5 respirações completas e traz toda a tua atenção para elas. Não aceleres a tua respiração nem a tornes mais lenta. Respira normalmente e repara no ato de respirar e nas sensações que ele te desperta.

#Ao longo do dia, lembra-te de tirares alguns minutos do dia para te concentrares novamente na respiração. Se fizeres uma pausa para um café, procura saboreá-lo com os cinco sentidos e absorve todas as sensações que ele te desperta. Reserva uns minutos do teu dia para uma meditação mais formal.

#Repara na tua postura corporal, com a consciência do que a mente e o corpo te dizem enquanto caminhas, te sentas, te te levantas. Repara no que mudou de uma posição para a outra, no chão que pisas, no ar que toca no cabelo e no rosto.

#Durante as refeições, respira e atenta na comida, na sua cor e na sua textura. Sente o cheiro, mastiga e saboreia cada momento, com qualidade e gratidão. Não olhes para o telemóvel nem para a televisão, concentra-te apenas na tua refeição e em saboreá-la com calma. Tenta fazer o mesmo com as outras atividades diárias.

#Durante uma conversa, certifica-te de que estás inteiramente presente. Escuta com atenção e reconhece a tua tendência durante essas situações: deixares a mente fugir ou estar presente?

#Sempre que ouvires uma buzina ou um telemóvel, usa-os para te lembrar para estares completamente focado no momento. A atenção plena não é um interruptor que se ligue e desligue quando nós queremos mas pode ser trabalhada.

#Perante um gatilho, como uma situação negativa que te faz ter julgamentos negativos acerca de ti mesmo, interrompe o pensamento e volta a focar-te no aqui e no agora.

 

Leituras recomendadas:

#O Poder da Meditação Mindfulness, Vicente Simón; Nascente Editora, 2014. 15,98 euros.

#Mindfulness: Atenção Plena, Mark Williams e Danny Penman; Lua de Papel, 2015. 13,95 euros.

#Mindfulness Para Principiantes, Jon Kabat-Zinn; Editor Kairos, 2013. 14,25 euros.

#Aonde Quer Que Eu Vá, Jon Kabat-Zinn; Sinais de Fogo Publicações, 2000. 14,64 euros.

#Mindfulness, Ellen J. Langer; Ediciones Paidós Ibérica, 2011. 15,20 euros.

#Mindfulness Yoga – Atenção Plena Para Lidar Com os Desafios, Laura Sanches; Edições Mahatma, 2014. 23 euros.

#Mindfulness On The Go – Simple Meditation Practices You Can Do Anywhere, Jan Chozen Bays; Shambhala Publications Inc., 2015. 7,60 euros.

#Meditation Made Easy, Preston Bentley; Adams Media Corporation, 2015. 14,08 euros.

#Tibetan Art of Living, Christopher Hansard; Hodder & Stoughton General Division, 2002. 15,49 euros.

#Mindfulness Diet, Helen Stephenson e Patrizia Collard; Octopus Publishing Group, 2015. 11,26 euros.

 

Fonte: Notícias Magazine