Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Keep It Simple Stupid

Keep It Simple Stupid

Comunicação não-verbal no mundo do trabalho

effective-online-communication-640x300.jpg

Sabias que 93% de toda a comunicação humana é de natureza não-verbal e apenas 7% da mensagem é transmitida através de palavras?

Numa entrevista ou reunião de trabalho, existem pequenos gestos que podem fazer toda a diferença na opinião com que os outros ficam de ti. A comunicação não verbal pode ajudar-te a ter mais sucesso ou pode prejudicar-te. As estatísticas demonstram que quem sabe controlar conscientemente o tom de voz e a linguagem corporal possui uma maior capacidade de persuação e chega mais longe no mundo dos negócios. Sabias que 60% a 80% da opinião que os outros fazem de si ocorre antes dos primeiros quatro minutos de conversa?

Por estas razões, convém estares atento aos indicadores de comunicação não-verbal: 

# proximidade: começa a reparar na proximidade física dos outros para perceberes se se sentem confortáveis contigo. O ideal é manter a distância de um braço quando se conversa com alguém;

# aperto de mão: tenta aperfeiçoar o teu aperto de mão. Para mostrar confiança, liderança e força de vontade deves dar um aperto de mãos firme, olhar diretamente a pessoa nos olhos e sorrir.

# postura: deves andar de forma destemida e com a cabeça erguida. Ao manter uma postura direita, com os ombros para trás e a cabeça erguida estarás a transmitir uma imagem positiva.

# a voz: fica atento à entoação, ao ritmo do discurso e às inflexões de voz. A voz pode ser um factor decisivo na forma como és percebido.

# movimentos com as mãos: colocar as mãos ao lado do corpo, quando se está de pé, ou fazer gestos abertos, tais como manter as mãos abertas e falar com as palmas para cima, demonstram confiança. Os movimentos também estão ligados ao discurso, pelo que gesticular com as mãos aumenta o poder de raciocínio, tornando-o mais claro, e ajuda a dar ênfase às palavras.

 

Fonte: dinheirovivo.pt

- Rita