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Keep It Simple Stupid

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Alimentos amigos do cérebro

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Chocolate negro (min. 70% cacau)

O chocolate negro estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcaloide que atua como neurotransmissor cerebral.

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Alecrim
O alecrim é indicado para fortalecer a memória, evitando o esgotamento cerebral (quando ingerida uma infusão das folhas), depressões e dores de cabeça. 
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Mirtilos

Os mirtilos parecem ter um efeito positivo na memória. Um estudo, levado a cabo pela Universidade de Cincinnati e pelos Departamentos de Agricultura dos Estados Unidos da América e do Canadá, analisou um grupo de idosos com 70 ou mais anos com algumas perdas de memória, ao qual, durante dois meses, foram dados, por dia, dois copos e meio de sumo de mirtilos. Os investigadores concluíram que estes idosos mostraram melhores resultados na aprendizagem e nos testes de memória.
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Alimentos ricos em nitratos
Uma investigação concluiu que incluir nitratos na alimentação promove uma melhor irrigação sanguínea de zonas fundamentais do cérebro. Segundo os autores do estudo, a ingestão de nitratos ajuda no combate ao declínio cognitivo e perda da memória. Exemplos: beterraba, aipo, legumes de folha verde como couve e espinafres.

 

Outros alimentos

A dietista Catherine Chegrani-Conan sugere alimentos como o tomate, a laranja, o pomelo, o alperce, o pêssego, o morango, a framboesa e a cenoura (ricos em betacaroteno), laticínios como o leite, o queijo e os iogurtes, o azeite e o óleo de noz, amêdoas, avelãs, nozes, sardinha, arenque, salmão e ainda rim de vaca e fígados e corações de aves. O mel, o chá verde e o guaraná ajudam a melhorar a concentração.
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