Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Keep It Simple Stupid

Keep It Simple Stupid

Desabafo #2

fotografia.JPG

 

O jornalista que conduziu a grande reportagem da TVI da passada segunda-feira reportou-se direta ou indiretamente aos mitos que giram em torno do boxe como "o boxe é um desporto violento" e "o boxe é para pessoas violentas que querem andar à martelada dentro e principalmente fora dos ringues" .

Claramente este senhor não fez o "trabalho de casa". Perguntar a uma pugilista se costuma andar envolvida em pancadaria é ridículo e é sinal de que não houve estudo prévio em relação ao boxe. Aqui deixo alguns esclarecimentos:

#1 - O boxe é um desporto tão violento como o futebol ou o andebol  (importa clarificar os conceitos de agressividade e violência, mas deixarei isso para um próximo post, para não me alongar);

#2 - Os atletas de boxe de alto gabarito são dos desportistas mais bem pagos do mundo (sim, mais que o Ronaldo!).

#3 - O boxe não é um desporto anárquico (se assim fosse nem era um desporto). Tem imensas regras e é muito exigente em termos físicos e psicológicos. 

#4 - O boxe não é só dar murros. Os "murros" são complexos em termos técnicos. O boxe assenta na técnica, na agilidade e na potência e é dos desportos mais completos que existe.

#5 - Os atletas não andam por aí à porrada nem são pessoas violentas. Usualmente, com a prática do boxe, os atletas tornam-se individuos mais calmos e com maior auto-controlo. Os seus níveis de agressividade são controlados e só recorrem à violência física em caso de necessidade extrema. Isto é uma espécie de norma ética que, de forma implícita ou explícita, regula o comportamento dos atletas dos desportos de combate fora das respetivas salas de treino. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.