Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Keep It Simple Stupid

Keep It Simple Stupid

Filosofia Fish

No curso que estou a frequentar da vida activa do centro de emprego, que já tinha falado aqui, falámos desta filosofia e achei interessante partilhar.

Esta filosofia foi falada no contexto da motivação no posto de trabalho, que isso iria transparecer para os clientes e por sua vez resultaria em bons resultados nas vendas. Fala na cooperação entre todos e na comunicação entre equipas para salvaguardar o bom ambiente e a harmonia no posto de trabalho.

A meu ver esta teoria Fish é aplicável na nossa vida, nas relações pessoais, nas amizades e nas pessoas que se cruzam connosco ao longo da vida.

 

Filosofia Fish.jpg

 Em que consiste a filosofia Fish?

Ser mais consciente das nossas acções e compreender que temos capacidade para criar a vida que queremos. Esta teoria é composta por 4 pontos:

#1 Be there (Estar lá!)

Prestar atenção às pessoas faz com que elas se sintam importantes e se envolvam. Envolver as pessoas com o contacto visual, sorrir e mostrar interesse é a atitude!

 

#2 Play (Divirta-se!)

Uma vez que temos sempre que nos aplicar seja qual for a função que estamos a desempenhar, pelo menos devemos torná-la divertida com uma postura positiva. Melhora a energia, a atitude e a produtividade!

 

#3 Make their day (Alegre o dia!)

Um simples gesto como cumprimentar ou ser gentil pode fazer toda a diferença para fazer do dia um sucesso. A alegria e bem-estar vai ser contagiante ao outro.

 

#4 Choose your attitude (É tudo uma questão de atitude!)

Coisa menos agradáveis estão sempre a acontecer, mas a forma como lidamos com a situação é que faz a diferença e é uma questão de opção. Deve-se tem consciente que o modo como reagimos a determinada situação vai afectar os outros que nos rodeiam. Lidar com a situação o melhor que me for possivel é a solução!

 

Aplicar estar teoria na vida do quotidiano é simples como ser um verdadeiro amigo. Mostrar interesse pelo outro, saber ouvir, contagiar com boa disposição,  ajudar, motivar, aconselhar e fazer com que o outro se sinta como parte da sua vida.

É desta forma que acho que a teoria Fish se aplica na vida para além do atrabalho, somos humanos e os sentimentos devem ser respeitados. Não somos todos iguais, mas boas práticas são sempre boas práticas idependentemente das personalidade de cada um.

 

- Sofia