Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Keep It Simple Stupid

Keep It Simple Stupid

O sorriso falso

sorrisofalso.jpg

 

O sorriso é controlado por dois conjuntos de músculos: zygomatic major e orbicularis oculi.

Os zygomatic major descem ao longo da parte lateral do rosto e ligam-se aos cantos da boca de forma. São eles que nos permitem expor os dentes. Os orbicularis oculi puxam os olhos para trás, fazem-nos ficar mais estreitos e provocam os "pés de galinhas".

Enquanto os zygomatic major podem ser controlados de forma consciente, os orbiculari oculi atuam de forma independente. Desta forma, é possivel utilizar os zygomatic major para produzir sorrisos falsos. Por outro lado, os orbicularis oculis revelam os verdadeiros sentimentos de um sorriso genuíno.

 

Como posso saber se um sorriso é falso ou verdadeiro?

Para avaliar a sinceridade de um sorriso, o primeiro sítio para onde devemos olhar são para as rugas ao lado dos olhos ("pés de galinha"). No sorriso de satisfação os cantos dos lábios são puxados para cima e existe uma contração dos músculos em redor dos olhos. Os sorrisos falsos envolvem unicamente os lábios sorridentes.

 

 Fonte: Pease, A. & Pease, B. (2009). Linguagem Corporal - Porque é que os homens coçam a orelha... e as mulheres mexem na aliança. Lisboa: Editorial Bizâncio.

 

- Rita